As camisas do vôlei que Décio Cattaruzzi guardou contam histórias, ilustradas pelos recortes que o ídolo foi colecionando
ouça este conteúdo
|
readme
|
VOTO ELETRÔNICO
Entrei na Fundação Santo André em 1974 e me lembro de como o processamento de dados era algo que estava nascendo. Ele foi um precursor da informática e lhe devemos muito.
Sebastião Carlos de Oliveira - Santo André
News Seller e seu continuador, este Diário do Grande ABC, não economizavam em manchetes ainda no tempo da impressão a chumbo:
“Bom mesmo foi o Randi de Santo André no Campeonato Paulista de voleibol: bicampeão invicto” (News Seller, 23-6-1966).
“Randi mostrou que é bamba no voleibol paulista. Uma nova geração: Eloy, Moreno, Décio, Jimmy e outros” (News Seller, 26-6-1966).
“Minas não foi adversário para o Randi: 3 a 0” (Diário, 14-11-1969).
O MEMORIALISTA
Décio Cattaruzzi guardou esses recortes e muito mais, material-base a ser utilizado em livro que vai contar a história do voleibol andreense desde os tempos do Casa Branca, Rhodia, Primeiro de Maio dos “Flechas Verdes” do futebol, anos 40, 50, 60...
As fotografias mais antigas são do tempo em que Décio, Moreno e todos os demais formavam o Infantil da Seleção Paulista e conquistavam o campeonato de 1961. Décio tinha de 12 para 13 anos.
AS CAMISAS
Anos depois, já consagrado, convocado para a Seleção Brasileira, Décio guardou camisas com seu número 7. As camisas de algodão, com estampas bordadas, de mangas curtas ou compridas, como as que participou da Olimpíada de Munique, em 1972.
Internamente, as camisas da Pirelli. Mais recentemente, uma camisa festiva, com nomes de clubes que se sucederam na Santo André esportiva: Aramaçan, Randi, Pirelli, EC Santo André.
MEMÓRIA CONSTRUÍDA
Professor Décio Cattaruzzi, o menino de pés descalços jogando vôlei na Rua Cesário Motta, demostra que o esporte tem memória, sim senhor. Confiram na entrevista por ele concedida ao DGABC-TV.
NO AR
A entrevista completa do professor Décio Cattaruzzi está em www.dgabc.com.br e demais plataformas do Diário do Grande ABC.
Crédito da foto 1 – Álbum pessoal
Crédito das fotos 2, 3 e 4 – Vitor Betega, do DGABC-TV
MENINOS E SUAS CAMISAS.
1 – Em 1961, campeão paulista infantil
2 – Manga curta em Munique
3 – Manga comprida na Seleção
4 – E a camisa festiva, com marcas de equipes andreenses
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 7 de outubro de 1994 – Edição 8825
MANCHETE – Grande ABC pode eleger quatro deputados federais e oito estaduais.
FHC garante transição suave até data da posse.
EDITORIAL – Rumo à normalidade.
O empenho de Fernando Henrique em ser previsível mostra que tomou a atitude democrática de não provocar surpresas no País.
DIREITO – A Casa do Advogado de São Bernardo deixava a Avenida Senador Vergueiro e mudava para a Alameda da Justiça, 190, Jardim do Mar, perto do Fórum.
EM 6 DE OUTUBRO DE...
1929 - Moyses Cheid nasce em Monte Aprazível (SP). Vem jovem para São Bernardo e aqui funda o Cine Anchieta, na Rua Marechal Deodoro. O cinema funcionou de 1949 a 1973.
Seguiu carreira no ramo bancário, alcançando a direção de agências locais, como a do Banco Mercantil do Brasil. Participou de atividades em vários campos, do social ao político.
Moyses Cheid é hoje nome de escola em São Bernardo e do viaduto do km 22 da Via Anchieta.
EM 7 DE OUTUBRO DE...
1954 – Santo André, São Bernardo e São Caetano inscreviam-se para os Jogos Abertos do Interior marcados para Sorocaba.
1969 - Ronildo Oténio, policial militar, falece no exercício de sua atividade. Sua foto inaugura a Galeria de Heróis do 10º Batalhão da PM, em Santo André.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Em Minas Gerais, hoje é o aniversário de Bonfim, Dom Viçoso, Januária e Varginha.
Em Goiás, Firminópolis, Perolândia e Pirenópolis.
E mais: Pacatuba (SE), Rio Pardo (RS), Sarandi (PR) e Tocantínia (TO).
Pirenópolis e Paranaguá (PR) guardam feriado municipal em louvor a Nossa Senhora do Rosário.
HOJE
Dia do Compositor Brasileiro. Data criada pelo cantor e compositor Herivelto Martins.
Nossa Senhora do Rosário
7 de outubro
Festa instituída em 1571 para celebrar uma vitória dos cristãos em batalha naval. Os cristãos lutaram em meio à recitação do rosário.
Foto: Canção Nova (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.