Setecidades Titulo Segurança pública
Kelly Cristina Sacchetto deixa Seccional de Polícia de São Bernardo; veja novo nome

Domingos Paulo Neto assume o lugar da delegada, na função desde 2023

Tatiane Pamboukian
28/04/2025 | 16:47
Compartilhar notícia
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC


A Delegacia Seccional de Polícia de São Bernardo teve mudança no comando anunciada nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Kelly Cristina Sacchetto Cesar de Andrade, delegada titular desde janeiro de 2023 da unidade, passa o comando para Domingos Paulo Neto. Segundo a publicação, a profissional será transferida para o Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo). 

Questionada sobre as motivações, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou ao Diário que desde o início da atual gestão uma série de movimentações de rotina tem sido efetivadas junto às polícias paulistas, incluindo a Polícia Civil. “Tais medidas são planejadas e executadas a partir de critérios estritamente técnicos com o objetivo de aprimorar constantemente a atuação policial, com foco especial no combate ao crime organizado, e reforçar a segurança de toda a população."

Kelly Cristina Sacchetto tem mais de 30 anos de carreira e já atuou como delegada da Divisionária da Divisão de Proteção à Pessoa do Departamento de Homicídios do Estado de São Paulo. Procurada pelo Diário, ela disse que não pode se manifestar sobre a reformulação. 

Em fevereiro deste ano, a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) havia anunciado os novos comandos das delegacias seccionais do Grande ABC. Nas unidades Diadema e Santo André, que inclui as cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, houve reformulação, porém, a unidade de São Bernardo, que responde também por São Caetano, manteve Kelly Cristina como delegada. 

DELEGADO

Novo nome do Grande ABC, Domingos Paulo Neto possui mais de 40 anos de carreira. Ele já foi delegado da 6ª Delegacia Seccional de Polícia e diretor do DHPP (Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa. O delegado nasceu em 6 de março de 1957, em São Paulo. Formou-se em Direito pela Universidade Mackenzie em 1980 e ingressou na Polícia Civil em 1976 como Investigador. Tornou-se Delegado em 1982, com passagem inicial por Catanduva e Catiguá.

Em 1984, voltou à Capital para a antiga Divisão de Crimes contra a Pessoa do DEIC, embrião do atual DHPP. No início dos anos 1990, atuou em diversas delegacias da zona sul e, em 1995, assumiu a Seccional de Santo Amaro, onde ficou até 2001. De lá, seguiu para a Diretoria do DHPP, onde permaneceu até 2007, e depois chefiou o DIPOL (Departamento de Inteligência da Polícia Civil). 

Em 2009, foi nomeado Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo, cargo que ocupou até 2011. Nos anos seguintes, comandou departamentos estratégicos da Polícia Civil, como o DECAP (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) e o DHPP, por diversas gestões, além de ocupar cargos na Corregedoria e na área de planejamento da instituição. Em março de 2025, assumiu a Assistência Policial do Demacro.

Domingos também participou de missões internacionais, como visitas técnicas aos EUA e Canadá, e foi responsável por lançar importantes planos de combate e modernização, como o “Plano de Combate aos Homicídios Dolosos” (2001) e o “Plano de Modernização do DECAP” (2013) e do DHPP (2019).

Ao longo da carreira, recebeu diversas condecorações, incluindo a Medalha do Pacificador, Medalha Anchieta, Medalha Brigadeiro Tobias e o Prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz. Além da atuação policial, é professor na Academia de Polícia desde 1988 e colaborador frequente de encontros e fóruns sobre segurança pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;