Na abertura, o prefeito Gilvan Junior (PSDB) destacou a importância do diálogo entre a gestão municipal e a sociedade civil na construção de políticas públicas
Com foco em um futuro mais inclusivo e sustentável, Santo André realizou na sexta (25) e no sábado (26) a 7ª Conferência da Cidade. O evento, que teve início no Teatro Conchita de Moraes e seguiu na UFABC (Universidade Federal do ABC), reuniu mais de 350 participantes entre representantes do poder público, movimentos sociais, moradores e especialistas, em um amplo debate sobre os rumos do desenvolvimento urbano da cidade.
Na abertura, o prefeito Gilvan Junior (PSDB) destacou a importância do diálogo entre a gestão municipal e a sociedade civil na construção de políticas públicas. A mesa de abertura contou ainda com duas palestras sobre legislação urbana e os desafios regionais enfrentados pelas cidades brasileiras, contextualizando os temas discutidos ao longo da conferência.
Durante o segundo dia, na UFABC, os participantes se dividiram em grupos temáticos para discutir propostas nas áreas de habitação, mobilidade, urbanismo, sustentabilidade, governança e participação popular. Dentre as sugestões aprovadas para a etapa estadual, destacam-se a destinação de 1% do orçamento municipal para programas habitacionais, a criação de cozinhas solidárias, a gratuidade no transporte público, a ampliação da assistência técnica em habitação de interesse social e a criação de um Sistema Único Ambiental.
Além das propostas, a conferência elegeu 49 delegados que representarão Santo André na Conferência das Cidades Paulistas. Os delegados foram escolhidos entre representantes do Executivo, Legislativo, movimentos sociais, sindicatos, empresários e associações de classe.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.