A partir deste novo acordo, defensoras públicas especializadas prestarão atendimento semanal no próprio equipamento, evitando o deslocamento das usuárias para outros pontos da cidade e fortalecendo o acolhimento direto no serviço
Em comemoração aos 27 anos do Vem Maria, a Prefeitura de Santo André firmou uma nova parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, ampliando o atendimento jurídico gratuito às mulheres vítimas de violência. A novidade foi anunciada na última sexta-feira (25), durante evento realizado no espaço, localizado no bairro Jardim.
A partir deste novo acordo, defensoras públicas especializadas prestarão atendimento semanal no próprio equipamento, evitando o deslocamento das usuárias para outros pontos da cidade e fortalecendo o acolhimento direto no serviço. A iniciativa busca garantir acesso facilitado à justiça, fortalecer a rede de proteção e ampliar a atuação intersetorial contra a violência de gênero.
“Celebrar os 27 anos do Vem Maria é reafirmar nosso compromisso com a proteção e valorização das mulheres andreenses. Essa parceria com a Defensoria é um avanço importante que garante mais dignidade, acolhimento e acesso à justiça para quem mais precisa”, afirmou o prefeito Gilvan Junior durante a cerimônia.
Além do prefeito, participaram do evento a primeira-dama Jéssica Roberta, a secretária de Assistência Social, Ana Claudia de Fabris, a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública (Nudem), Fernanda Costa Huesto, a deputada estadual Ana Carolina Serra e representantes da Defensoria Pública de São Paulo.
Para a defensora Fernanda Huesto, a presença da Defensoria em equipamentos especializados como o Vem Maria é essencial. “Nosso objetivo é que essas mulheres sejam bem atendidas e acolhidas por profissionais com escuta qualificada. A parceria com Santo André é um exemplo de como políticas públicas podem ser fortalecidas com ações conjuntas.”
Com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h, o Vem Maria é um serviço de referência em acolhimento, apoio e reconstrução de vínculos para mulheres cis e trans em situação de violência. Fundado em 1998, oferece também encaminhamentos a outros serviços do Sistema de Garantia de Direitos e integra a rede municipal de proteção às mulheres.
O equipamento fica localizado na Alameda Gaspar Nogueira, 31, no bairro Jardim. As munícipes também podem buscar orientação em unidades do Cras, Creas, na Delegacia da Mulher (Rua Laura, 452 – Centro) ou pelo WhatsApp (11) 4992-2936.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.