Santo André inaugurou nessa segunda-feira (28) o primeiro Quintal Verde da cidade, localizado na Vila Guiomar. O novo espaço público funciona como um laboratório a céu aberto voltado à educação ambiental e à promoção de práticas sustentáveis, como agroecologia, compostagem, reciclagem, captação de água da chuva e uso de energia solar.
Na inauguração, o prefeito Gilvan Junior destacou o compromisso da gestão com a sustentabilidade. “Espaços como este serão ampliados para mais nove locais da cidade. É mais aprendizado, mais requalificação de espaços públicos e mais futuro para Santo André”, afirmou.
O espaço é acessível a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e servirá como ponto de formação e vivência para escolas, agricultores urbanos, técnicos e moradores. O secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa em tempos de crise climática. “Precisamos estimular ações que reduzam a emissão de gases de efeito estufa e promovam a transformação ecológica da cidade”, disse.
Durante a abertura, crianças da comunidade e da Instituição Amélia Rodrigues participaram do plantio de hortaliças*, colocando em prática os conceitos ambientais do projeto. Também foram entregues certificados aos participantes do Curso de Extensão Agroecológica iniciado em abril de 2024.
O espaço conta com:
- Pátio de compostagem com reaproveitamento de resíduos de feiras e parques;
- Vermicompostagem com minhocas e produção de biofertilizante;
- Horta educativa e viveiro de mudas com hortaliças e ervas aromáticas;
- Jardim sensorial inclusivo, com estímulos aos sentidos;
- Captação de água da chuva para rega e limpeza;
- Energia solar fotovoltaica, que abastece o espaço com eletricidade limpa;
- Horta TiNi, voltada para crianças e jovens refletirem sobre a relação com a natureza;
- Baldinho Verde, onde moradores trocam resíduos orgânicos por hortaliças ou composto;
- Arena Água Viva, que preserva a história do reservatório do antigo Conjunto IAPI.
O projeto foi viabilizado com recursos do Semasa, de compensação ambiental e do Fundo Municipal de Política Urbana, e desenvolvido em parceria com diversas secretarias municipais.
Visitas ao Quintal Verde podem ser agendadas pelo site www.semasa.sp.gov.br ou no link https://l1nk.dev/QuintalVerde.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.