Setecidades Titulo 1° de maio
Ribeirão celebra festa de Nossa Senhora do Pilar

Evento é organizado pela Paróquia Santa Luzia, com apoio da administração pública

Da Redação
29/04/2025 | 08:38
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


Missa, procissão, comidas típicas, música e muita atividade para toda a família fazem parte da programação da 87ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, que ocorre neste 1º de maio, em Ribeirão Pires.

O evento é organizado pela paróquia Santa Luzia, com apoio da Prefeitura, no entorno da Capela do Pilar, que fica na rua Alecrim, bairro do Pilar Velho. A comemoração é aberta às 6h, com a Corrida e Caminhada de rua. 

A celebração da missa na capela começa às 10h30 e às 12h30, com a bênção para os peregrinos. A partir das 14h começa a procissão, que parte do início da avenida Santa Clara até a Capela do Pilar. Durante os festejos, o cantor católico Davidson Silva se apresentará para o público, a partir das 18h. 

“A Festa do Pilar não apenas celebra a devoção e a fé, mas também destaca a importância histórica e cultural da região, integrando o Circuito Religioso da Estância e promovendo a cultura e o turismo local. O evento busca atrair visitantes e valorizar as tradições locais ”, ressaltou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL).

A entrada para todas as atividades é gratuita. Os organizadores, porém, orientam os participantes a realizarem a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível ou de ração. Todo alimento coletado será usado para as causas sociais do Fundo Social de Solidariedade. A ração será doada a entidades que cuidam do bem-estar animal.


CAPELA DO PILAR

A Capela do Pilar foi erguida em 1714 pelo Capitão-Mor Antônio Corrêa de Lemos e abençoada pelo Frei Pacífico, em 25 de março de 1714. Ela completa 311 anos em 2025. No local da Capela, criou-se um povoado que, anos mais tarde, transformou-se no Bairro do Pilar.

Essa construção é considerada um importante exemplar arquitetônico do século XVIII e é o monumento religioso mais antigo do Grande ABC e um dos mais conservados. A capela é único patrimônio histórico de Ribeirão e foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;