Mais de 9 milhões de segurados receberão aviso pelo aplicativo Meu INSS; ressarcimento poderá ser solicitado a partir desta terça-feira (13)
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia nesta terça-feira (13) o envio de notificações a aposentados e pensionistas que foram alvo de descontos relacionados a mensalidades de associações, muitas vezes sem autorização. A comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
LEIA MAIS: Bancos vão fazer força-tarefa contra fraudes do INSS
De acordo com o órgão, a mensagem informará ao beneficiário o valor do desconto aplicado e o nome da entidade responsável. Os segurados deverão responder até esta quarta-feira (14) se autorizaram ou não a cobrança.
Quem indicar que não deu consentimento poderá, já no mesmo dia, solicitar o reembolso dos valores descontados indevidamente. O processo contempla prejuízos ocorridos entre março de 2020 e março de 2025.
Após a manifestação do beneficiário, caberá ao INSS notificar a associação envolvida para que providencie o ressarcimento. Segundo a autarquia, não será necessário apresentar qualquer documentação por parte do aposentado ou pensionista.
As associações terão um prazo de 15 dias úteis para realizar o pagamento. Caso não cumpram o prazo, poderão ser acionadas judicialmente.
LEIA MAIS: Alckmin: próximo pagamento do INSS já poderá ter ressarcimento
O INSS reforça que não entrará em contato por telefone, mensagem de texto (SMS) ou e-mail, e que não utiliza intermediários. A recomendação é que os beneficiários acessem o aplicativo Meu INSS para garantir o recebimento das notificações.
Em caso de dúvida, a orientação é ligar para a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A medida faz parte de uma força-tarefa para proteger os segurados de cobranças indevidas e garantir a devolução dos valores cobrados sem consentimento.
Com informações do INSS e da Agência Gov.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.