Economia Titulo
Itamaraty: Celac e China assinam plano de cooperação mútua em diversos setores econômicos
13/05/2025 | 20:53
Compartilhar notícia


A Cúpula de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) e a China assinaram um plano de ação após reunião nesta terça-feira, 13, em Pequim. No documento, divulgado nesta noite pelo Itamaraty, foram definidos acordos de cooperação em diversos setores econômicos.

Os países se comprometeram em coordenar ações que busquem aprofundar a cooperação financeira entre a China e a Celac. Foi definido também que as nações vão reforçar, na Organização Mundial do Comércio (OMC), a defesa de um sistema multilateral de comércio baseado em "regras justas, razoáveis e transparentes".

Os setores que devem ser beneficiados pelos acordos de cooperação são saúde, infraestrutura de transportes, agropecuária, indústria sustentável, tecnologia da informação, energia, cinema e telecomunicações. As nações também prometeram se unir para promover inovação científica e tecnológica.

Também foi firmada uma parceria conjunta para combater as mudanças climáticas, além de crimes como terrorismo, corrupção, tráfico de animais, drogas e pessoas e o garimpo ilegal. Os países ainda vão organizar uma oficina que vai priorizar a discussão de estratégias para a erradicação da pobreza.

A China se comprometeu a enviar fundos de crédito estimados em 66 bilhões de yuans, o equivalente a R$ 51 bilhões na cotação atual da moeda chinesa, para os países que integram a Celac. O país também oferecerá 3,5 mil bolsas de estudo e 10 mil oportunidades de treinamento entre 2025 e 2027.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;