Acordo será estabelecido este ano com a doação de um acervo bibliográfico com temas voltados ao futebol
Santo André recebeu nesta quinta-feira (15) a visita de um grupo técnico para estreitar laços e fechar uma parceria entre o Museu do Futebol, tradicional espaço dedicado ao esporte e localizado na Capital, e a cidade andreense, com a finalidade da utilização das históricas estruturas de Paranapiacaba.
O primeiro local visitado foi o famoso campo de futebol, considerado o primeiro com tamanhos oficiais do País. A visita ainda percorreu o Memorial Charles Miller - filho de funcionários da SPR (São Paulo Railway) e posteriormente funcionário da empresa que construiu a ferrovia que deu origem e até hoje corta Paranapiacaba -, o Cine Lyra, Casa Fox e o Museu Castelo.
A parceria em si já será estabelecida este ano com a doação de um acervo bibliográfico com temas voltados ao futebol; a digitalização 360 do Museu Castelo no acervo digital online do Museu do Futebol, além de ajudar na catalogação e bibliografia. Já em 2026, após a reinauguração do Clube Lyra Serrano, haverá uma amostra com acervo oficial do Museu do Futebol.
“A aproximação com o Museu do Futebol, através do seu corpo técnico, vai enriquecer ainda mais a visitação turística na Vila e também ajudará a consolidar Paranapiacaba como berço do futebol no Brasil”, enalteceu o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense Fábio Picarelli.
“Para nós, do Museu do Futebol, é uma honra e um privilégio. Esta visita técnica sacramentou o início de uma parceria incrível, considerando Paranapiacaba o lugar mais importante de origem do futebol no Brasil. O museu carrega também essa responsabilidade de divulgação e conservação do patrimônio, alimentando ainda mais as parcerias técnicas e de programação cultural, além da valorização da memória”, destacou Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol.
A entrega dos espaços esportivos renovados está próximo de chegar aos dois anos. O restauro do campo de futebol do clube União Lyra Serrano, foi o primeiro ponto de maior importância, e também a inauguração do Memorial Charles Miller, que conta a história sobre o pai do futebol no Brasil e um dos principais responsáveis pela chegada do esporte ao país.
História
É atribuída a Charles Miller a maior parte da responsabilidade pela introdução do futebol no Brasil. Por isso, não é possível negar que os primeiros passos do esporte no país estão relacionados com os ingleses que trabalhavam na estrada de ferro e com a Vila de Paranapiacaba.
Charles William Miller era filho de pai escocês, John d’Silva Miller, que veio para o Brasil para trabalhar na São Paulo Railway Company, e de mãe brasileira de ascendência inglesa, Carlota Antumes Fox. Aos 10 anos foi estudar na Inglaterra, onde aprendeu a jogar futebol e atuou também como árbitro e dirigente. Ao retornar para o Brasil, uma década depois, foi trabalhar com seu pai na ferrovia.
Na bagagem trouxe duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com regras de futebol, uma bomba para encher bolas e uniformes usados. No dia 14 de abril de 1895 realizou-se a primeira partida de futebol do país no Brás, em São Paulo, entre as equipes da Companhia de Gás de São Paulo e a Companhia Ferroviária de São Paulo. O time de Charles Miller venceu por 4 a 2.
Mas antes disso, em 1894, na Vila Inglesa de Paranapiacaba, o primeiro campo com medidas oficiais do Brasil, o campo do Serrano Athletic Club, começou a ser utilizado. O Serrano Atlhetic Club era formado por ferroviários da São Paulo Railway e chegou a enfrentar grandes times do futebol paulista como Santos e Corinthians. Um dos jogos que é o orgulho da história do clube é a histórica vitória sobre o Corinthians, por 2 a 1, em julho de 1925.
Em 1936, o Serrano A.C. se uniu à Sociedade Recreativa Lyra da Serra, formando o Clube União Lyra Serrano.
LEIA MAIS
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.