Montagens 'Lisístrata em Desmanche' e 'Leitura às Cegas: Bodas de Sangue' promovem reflexões sobre patriarcado, amor, destino e inclusão.
O Sesc São Caetano recebe, em maio, duas apresentações teatrais que utilizam clássicos da dramaturgia como ponto de partida para discutir questões urgentes da sociedade contemporânea, como o patriarcado, a resistência feminina e a acessibilidade nas artes cênicas. As sessões acontecem sempre às sextas-feiras, às 20h, no palco da Convivência.
Com direção de criação de Sérgio de Azevedo, o espetáculo Lisístrata em Desmanche, do Coletivo Desmanche, será apresentado no dia 23 de maio. A peça é uma releitura provocativa da comédia grega Lisístrata ou A Greve do Sexo, de Aristófanes. Atualizando o clássico para refletir os danos históricos causados pelo patriarcado, a montagem se transforma em uma homenagem à força e à resistência das mulheres. Com um elenco majoritariamente feminino, o espetáculo propõe uma reflexão crítica e potente sobre o papel da mulher na transformação social.
LEIA TAMBÉM:
Sesc Santo André leva o Circuito Sesc de Artes 2025 para o Grande ABC
Já no dia 30 de maio, a sessão Experimentos, dedicada à exploração de formatos inovadores nas artes cênicas, apresenta a leitura dramatizada de Bodas de Sangue, realizada pelo projeto Leitura às Cegas, sob direção de Yago Dionizio. A nova versão do clássico de Federico García Lorca propõe uma experiência sensorial acessível a pessoas com deficiência visual e ao público em geral, destacando a musicalidade e a força poética da obra. Ambientada em uma comunidade rural, a história de um triângulo amoroso trágico ganha novos contornos por meio da oralidade e do som.
As duas apresentações integram a programação de artes cênicas do Sesc São Caetano, que valoriza o teatro como espaço de reflexão, diversidade e inclusão.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.