Pássaro ferido é impedido de voltar à natureza e ganhará ambiente adequado para a espécie na região
O Mantenedor de Fauna Silvestre Gatti de Ribeirão Pires recebeu de forma inusitada nesta segunda-feira (28) um tucano-de-peito-branco, pássaro transferido do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Manaus, no Amazonas.
O transporte aéreo foi feito de forma gratuita pela companhia LATAM. Segundo o Ibama, o deslocamento que levou cinco horas visa o cuidado permanente da ave que, ameaçada de extinção, não tem condições de retornar à natureza após sofrer ferimentos.
De acordo com o instituto, o tucano foi encontrado ferido em uma avenida movimentada da cidade. Recolhida por um morador e resgata pelo Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), a ave precisou ser encaminhada até Ribeirão Pires para "receber permanentemente os cuidados em um ambiente adequado para a espécie".
AVIÃO SOLIDÁRIO
Segundo estimativa da LATAM, em 13 anos, mais de 4,6 mil casos de animais como o tucano-de-peito-branco foram atendidos por meio do programa Avião Solidário.
A iniciativa já transportou gratuitamente pelo País voluntários, doações e vacinas. Atualmente, a parceria com o Ibama também se estende para instituições como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.