Vereador por São Bernardo Ananias Andrade (PT) propõe conceder o título de Cidadão Honorário São-bernardense à primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. A proposta ainda não tem previsão de votação no plenário do Legislativo. O petista justificou a honraria para a mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua biografia de luta e atuação contra a tentativa de golpe de Estado no ataque à Praça dos Três Poderes, em Brasília, na data de 8 de janeiro de 2023.
“Eu considero natural conceder à Janja o título de Cidadã São-bernardense, não por ser a primeira-dama do Lula, e sim por ser essa mulher de consciência e de luta que deu contribuições importantes para o impedimento de um novo golpe de Estado, que desejava assassinar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o presidente Lula”, ressaltou o petista.
Ananias também enaltece o papel de Janja, que é socióloga, ao convencer Lula a não assinar o decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) como resposta ao 8 de janeiro. “Foi a Janja que me avisou: ‘não aceita GLO, porque é tudo o que eles (militares) querem, é tomar conta do governo’. Se eu dou autoridade para eles, eu tinha entregado o poder”, afirmou Lula na ocasião.
No outro lado do espectro político, a Câmara de São Bernardo aprovou em março proposta similar da vereadora Nina Braga (PL) a fim de conceder o título de Cidadã São-bernardense à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), por 20 votos a três - Ananias votou contra.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.