O trajeto inclui trechos em circuito fechado e cerca de 30 km em vias públicas, até o novo centro logístico da Daimler Truck em Halberstadt
A Mercedes-Benz Trucks vai tentar bater um recorde mundial no dia 4 de junho, na Alemanha, ao dirigir um caminhão elétrico em marcha à ré por mais de 100 quilômetros. A ação será realizada com o modelo eActros 600, em uma pista na cidade de Oschersleben, e faz parte de uma campanha da montadora para chamar atenção ao transporte sustentável e à valorização da profissão de caminhoneiro.
LEIA MAIS: Mercedes-Benz atinge 5 milhões de Sprinter fabricadas no mundo
O trajeto inclui trechos em circuito fechado e cerca de 30 km em vias públicas, até o novo centro logístico da Daimler Truck em Halberstadt. O veículo será conduzido por Marco Hellgrewe, militar alemão que já havia estabelecido o recorde anterior em 2008, com 64 km em ré usando um caminhão a diesel. O recorde atual pertence a um caminhoneiro norte-americano, que percorreu 89 km.
O eActros 600 é um caminhão elétrico desenvolvido para longas distâncias, com autonomia de até 500 km com uma carga. Ele conta com baterias de 621 kWh e eixo elétrico motriz. Segundo a fabricante, o conjunto tem vida útil estimada de até 1,2 milhão de quilômetros ao longo de dez anos.
O evento também tem caráter simbólico: os logos das ONGs alemãs Blicki e PROFI, ligadas à segurança no trânsito e valorização dos motoristas, estarão no caminhão. No destino final, serão realizadas oficinas educativas com crianças.
LEIA MAIS: Mercedes-Benz anuncia troca de presidente para o Brasil e América Latina
A Mercedes-Benz pretende usar a iniciativa para reforçar a necessidade de infraestrutura para caminhões elétricos pesados. Atualmente, a Europa conta com menos de mil pontos de recarga adequados para esse tipo de veículo.
O centro logístico que marca o fim do percurso vai abastecer outros 20 centros em todo o mundo, incluindo Brasil e China. A nova estrutura ocupa 270 mil m² e será a principal base de distribuição de peças da Daimler Truck.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.