Secretário de Desenvolvimento de São Caetano diz que Dr. Seraphim está em processo de adaptação e precisa intensificar diálogo com pares
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação de São Caetano e vereador licenciado, Pio Mielo (PSD), afirmou durante o podcast Política em Cena, do Diário, que ainda falta a seu sucessor na presidência da Câmara,Carlos Humberto Seraphim, o Dr. Seraphim (PL), um pouco mais de experiência e ‘couro político’.
LEIA MAIS: Pio Mielo assume secretaria de Desenvolvimento
Pio Mielo, que presidiu a mesa diretora durante sete anos, disse que até que os ânimos no Legislativo se acalmem após a troca de presidência é necessário algum tempo. “O Dr. Seraphim foi eleito com votos de quase todos os vereadores, foi vice-prefeito, tem capacidade para o equilíbrio, mas a Câmara é um organismo vivo. São 21 vereadores de partidos diferentes e não é fácil conciliar opiniões. Acho que com um pouco mais de experiência e de couro político ao presidente, a gente deslancha”, destacou.
Dr. Seraphim tem colecionado bate-bocas e troca de farpas com os vereadores Getúlio de Carvalho Filho, o Getulinho (União Brasil), e Bruna Biondi (Psol), o que tem gerado desconforto entre os pares.
Pio Mielo minimizou o cenário acalorado que se encontra hoje na Câmara. Afirmou que é natural os novos vereadores se sentirem pressionados a apresentar resultados frente à celeridade dos trabalhos.
O pessedista destacou ainda a importância da oposição no processo democrático, mas rechaçou o extremismo. “Qualquer radicalismo entre vereadores ou governo é ruim à cidade e para a política. Passamos por experiências recentes nacionalmente que não nos levou a lugar ne<CW-20>nhum. Então, a melhor maneira é dialogar”, afirmou o pessedista, relembrando que sua gestão à frente de Casa foi pautada no respeito e no diálogo, e que a experiência que Dr Seraphim está adquirindo fará diferença em breve.
Em relação à sua gestão à frente da secretaria, a qual assumiu há menos de um mês, Pio Mielo disse que tem como desafio tratar a ‘São Caetano do presente e do futuro’. Destacou que assumiu a Pasta com a missão de dialogar com as grandes empresas, mas sem esquecer do comércio de rua, da MEI (Microempresa) e do prestador de serviço.
LEIA MAIS: Precisamos de mais pontes e menos muros, afirma Pio
“Nosso desafio, só no braço do Desenvolvimento, é olhar para os quase 37 mil CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativos em São Caetano. Tenho dito (que temos no foco) desde o Bar do Ceará, que vende pastel e torresmo, à montadora e grandes empresas”, afirmou.
A Pasta comandada pelo pessedista também tem no escopo a captação de novas oportunidades de emprego e de talentos. Pio Mielo destacou que a implementação recente de um sistema que utiliza inteligência artificial para rastrear as ofertas de vagas e os currículos cadastrados, fazendo um link entre as duas partes, otimiza o trabalho da secretaria.
“Um dado importante, São Caetano conseguiu já em 2025, no primeiro trimestre, cerca de 17 mil empregos, contra 15 mil no mesmo período do ano passado”, pontuou.
A entrevista completa pode ser conferida nos canais digitais do Diário.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.