A escolha do novo pontífice, Papa Leão XIV, nesta quinta-feira (8), foi recebida com uma enxurrada de reações nas redes sociais
A escolha do novo pontífice, Papa Leão XIV, nesta quinta-feira (8), foi recebida com uma enxurrada de reações nas redes sociais. No X, antigo Twitter, internautas celebraram com entusiasmo e bom humor a eleição do cardeal americano Robert Prevost, que se torna o primeiro papa dos Estados Unidos — embora com fortes vínculos latino-americanos, já que viveu por mais de 20 anos no Peru.
LEIA MAIS: Saiba quem é o novo papa escolhido pela Igreja Católica
A mistura de origens inspirou comparações bem-humoradas. “O novo papa nasceu em Chicago, mas morou por mais de 20 anos no Peru. Ele é latino por tabela, a JLo dos papa”, escreveu uma usuária, se referindo à cantora Jennifer Lopez. Outra comentou: “Ai, acabei de ler que o Papa, por ter morado 20 anos no Peru, é mais latino que o elenco de Emilia Perez”, ironizando o filme indicado ao Oscar. A identificação com a América Latina gerou admiração imediata, com elogios à fluência do pontífice em castelhano e português, além de seu histórico pastoral voltado à região. Um comentário bastante compartilhado destacou: “Novo papa é fluente em português, era quem decidia os bispos pelo mundo no papado de Francisco, é o primeiro agostiniano, primeiro norte-americano, pensa de forma oposta a [Donald] Trump, fala castelhano melhor que inglês e é craque em América Latina.”
A posição ideológica do novo pontífice também foi celebrada, sobretudo por aqueles que o veem como um sucessor direto da linha pastoral de Francisco. “O papa é progressista!”, exclamou um perfil. Outro, mais ácido, escreveu: “Disseram que o Trump não gostava desse papa americano porque ele é progressista e da linha do Francisco. Já amamos o querido. Se o Trump está triste, nós estamos felizes.”
LEIA MAIS: Papa Leão XIV: veja o primeiro discurso na íntegra
A rápida eleição também gerou piadas com o processo político norte-americano. “Falaram que a eleição do papa foi mais rápida que a dos Estados Unidos”, ironizou um usuário. A euforia com a escolha foi tamanha que um comentário comparou a movimentação dos fiéis na Praça de São Pedro ao show da cantora Lady Gaga em Copacabana, no Rio de Janeiro, no último dia 3: “O povo correndo pra praça de São Pedro é o show da Gaga deles.”
Teve ainda quem comentasse a aparência do novo pontífice com irreverência: “O que acharam da cara do Papa Leão XIV? Não achei com cara de que vai acabar com o mundo não.” E outro: “Espero que não seja pecado falar isso, mas acho que o Santo Padre é adepto do botox. A testa do divo lisinha.”
A declaração inicial de Leão XIV, marcada por agradecimentos ao Papa Francisco e foco na missão pastoral, também repercutiu. Um comentário simples resumia a sensação de muitos: “Ouvindo um louvor em homenagem ao papa.” E outro, mais carinhoso: “Gosto muito de te ver, leãozinho.” Em meio a tanto afeto digital, uma frase se destacou como símbolo da empolgação com o novo momento da Igreja: “Ele nem falando dos EUA, só falando do Peru!!!! Divo decolonial, estamos com Papa Leão.”
A eleição de Leão XIV, além de marcar um novo capítulo no Vaticano, já começa a escrever sua história no ambiente mais imprevisível e sincero do século XXI: as redes sociais.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.