Política Titulo Saúde
Mauá lança edital para construção da UPA Santa Lídia

Prefeito Marcelo Oliveira afirma que a quinta unidade visa desafogar o sistema de saúde; obra tem valor estimado em R$ 15,3 milhões

Bruno Coelho
13/05/2025 | 21:34
Compartilhar notícia
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC


Mauá deu um importante passo para tirar do papel a quinta UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na cidade. O governo do prefeito Marcelo Oliveira (PT) lançou no início desta semana o edital para a construção do novo equipamento de saúde, previsto para o Jardim Santa Lídia, assim atendendo uma nova promessa que fez durante a campanha pela reeleição. O empreendimento tem valor estimado em R$ 15,3 milhões.

Segundo o edital, a licitação para a construção da nova UPA será definida pelo menor preço global oferecido pela concorrência. A partir do início dos trabalhos, a meta para a finalização das intervenções e abertura do serviço junto à população é de 18 meses. A futura estrutura ficará localizada em um terreno entre ruas Cesário Parmegiani - onde será sua entrada da unidade, na altura do número 52 - e Augusto Walendy, no bairro Santa Lídia.

“A obra conta com uma expectativa muito grande da população de Mauá. As quatro UPAs que já temos correspondem a 100 mil habitantes (cada). Como estamos chegando a 500 mil habitantes, fiz o pedido ao Ministério da Saúde, à época (sob comando da) Nísia Trindade, para incluir mais uma UPA na cidade. Então, preparamos o terreno e o projeto e agora conseguimos publicar o edital”, ressaltou Marcelo Oliveira.

A sessão para abertura dos envelopes a fim de definir a vencedora do certame está prevista para o dia 29 de maio, a partir das 10h. Além do Santa Lídia, a nova unidade também beneficiará moradores do Parque das Américas, Jardim Itapark e Jardim Flórida. A escolha do bairro para abrigar a nova estrutura é estratégica, visto que a cidade é dividida em cinco regiões, sendo que em quatro delas já existem UPAs. 

Os atuais equipamentos estão situados no Zaíra (atendendo às subdivisões do bairro), Vila Magini (englobando também os bairros Jardim Sônia e Silvia Maria, Capuava, Jardim Paranavaí e Oratório), Barão de Mauá (Jardim Feital, Jardim Kennedy, Jardim Santista, Jardim Mauá e São João) e Vila Assis (Parque São Vicente, Vila Carlina, Jardim Primavera, Jardim Guapituba).

De acordo com Marcelo Oliveira, o equipamento será fundamental para diluir a demanda das UPAs atuais . “Para se ter uma ideia, estamos com média de atendimento de 450 a 500 pessoas por dia em cada unidade. Então, chega a quase 2.000 pessoas (diariamente). Na semana passada, uma das UPAs registrou média de 700 pessoas por dia. Contratamos mais médicos e acredito que iremos avançar bastante.”

O prefeito também citou as próximas obras na saúde, como a UBS no Jardim Luzitano e a Policlínica da Vila Assis, outra proposta de grande destaque na campanha do petista na eleição municipal. 

“A Policlínica é um avanço ainda muito maior do que a UPA, porque são 166 salas e com exames de ressonância magnética. Então, será um avanço enorme para a cidade de Mauá, atendendo também a nossa microrregião com Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Conversei bastante com o ministro (da Saúde, Alexandre) Padilha para agilizar os recursos a fim de dar celeridade ao projeto executivo”, disse Marcelo Oliveira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;